quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ashtanga Yoga

No Yoga Sutra de Patanjali (texto com 195 versos que representa um vasto tesouro para  compreensão espiritual) está descrito o Ashtanga Yoga - "O Caminho de Oito Membros":
1. YAMA: define as acções a evitar pelos yoguis, consistindo em preceitos éticos. Defede uma vida de não-violência, não causar dano, não mentir, não roubar, não ser ávido e guardar castidade.
2. NYAMA: ilustra em detalhe as qualidades a cultivar e as acções a levar a cabo - pureza, contentamento, austeridade, estudo e devoção.
Os Yamas e os Nyamas consituem um código ético moralista. Ao segui-los, a mente fica mais positiva e purificada, pronta para uma profunda meditação.
3. ASANA: corresponde à postura psico-física. As 12 asanas de base e as suas variações preparam o corpo para as posturas de meditação. As posturas têm de ser calmas, firmes e estáveis.
4. PRANAYAMA: são exercícios respiratórios que permitem a habilidade para canalizar e direccionar a energia da respiração e da vida. 
5. PRATYAHARA: é a abstracção dos sentidos como preparação para a concentração. 
6. DHARANA: consiste na cocentração necessária à meditação.
7. DHYANA: é a meditação.
8. SAMADHI: corresponde à etapa final que ocorre sem qualquer esforço uma vez que, duante a meditação, a mente é absorvida para uma consciência absoluta.

Fonte: Centro de Yoga Sivananda Vedanta (2010). Yoga. Porto: Dorling Kindersley; Civilização, Editores Lª. - Manual de Formação de Instructor de Yoga de 2010; EScola de Formação Yoga Om.

Sem comentários:

Enviar um comentário