segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Oração ao Deus Desconhecido - Frederich Nietzsche

Eis a minha oração preferida porque foi escrita por Nietzsche, filósofo e filólogo alemão, nascido em 15 de Outubro de 1844 e faleceu em 1900.
Actualmente Nietzsche é conhecido dentro e fora das esferas académicas como um agnóstico céptico, que sempre se demonstrou extremamente crítico frente ao cristianismo e aos seus rituais e tradições. Nas obras de Frederich encontramos várias citações que se referem a Deus como um homem morto. O seu livro Anticristo é, para muitos, a prova irrefutável da posição de Nietzsche acerca da religião. Para muitos, até é a melhor das argumentações para provar a não validade do cristianismo. Quando eu li o Anticristo, a minha fé foi reforçada ainda mais e senti que Nietzsche escreveu esse livro como para se provar a ele próprio que Deus não existia mas com pouca convicção. 
Pois Nietzsche escreveu a mais sentida das orações: "Oração Ao Deus Desconhecido". Porquê????....

"Antes de prosseguir o meu caminho e lançar o meu olhar para a frente, uma vez mais elevo, só, as minhas mãos a Ti na direcção de quem fujo.
A Ti, das profundezas do meu coração, tenho dedicado altares festivos para que, em cada momento, a Tua Voz me pudesse chamar.
Sobre estes altares estão gravadas em fogo estas palavras: "Ao Deus Desconhecido."
Teu, sou eu, não obstante os laços que me puxam para o abismo.
Mesmo querendo fugir, sinto-me forçado a servir-Te.
Eu quero conhecer-Te, desconhecido.
Tu, que me penetras a alma e, qual turbilhão, invades a minha vida.
Tu, o incompreensível, mas meu semelhante, quero conhecer-Te, quero servir-Te só a Ti."

Frederich Nietzsche

Sem comentários:

Enviar um comentário