terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Deepak Chopra - As Sete Leis Espirituais do Ioga

"Parte I: A FILOSOFIA DO IOGA
     1. IOGA É UNIÃO

Sem nos conhecermos a nós próprios, não podemos para além da mente. Jiddu Krishnamurti.

(...) As posturas do ioga aumentam a flexibilidade, fortificam os músculos, melhoram a postura e facilitam a circulação. (...)

Mesmo que a prática de ioga tivesse apenas estes benefícios físicos, já justificariam amplamente o seu lugar nas nossas vidas. Porém, na sua essência, o ioga é muito mais do que um sistema de aptidão física. É uma ciência de via equilibrada, um caminho para a realização de todo o potencial humano. (...) O Ioga traz consigo a promessa de permitir manter a concentração no meio da turbulência.

O principal objectivo do ioga é a integração de todas as esferas da vida - ambiental, física, emocional, psicológica e espiritual. (...) Na sua essência, ioga significa união, a união do corpo, da mente e da alma; a união do ego e do espírito; a união do mundano e do divino.

AS SETE LEIS ESPIRITUAIS EM ACÇÃO
O programa das Sete Leis Espirituais do Ioga aumentará o seu nível de actividade física, eliminará os bloqueios emocionais do seu coração e despertará o seu entusiasmo e a sua alegria de viver. (...) O nosso programa de ioga põe estas sete leis em acção através dos princípios e das técnicas de uma prática assente na consciência. 

(...) O ioga é um sistema prático para despertar o potencial humano. (...) a prática regular do ioga gera naturalmente um sistema saudável de ideias, gerado pela sua experiência directa do mundo através de um sistema nervoso mais flexível. Se praticar regularmente as posturas de ioga, a sua mente e as suas emoçõs irão mudar.

O ioga é uma componente fundamental do sistema filosófico indiano conhecido por ciência védica. As suas raízes remontam à civilização do Vale do Indo de há mais de cinco mil anos. Os Vedas são os poemas através dos quais os sábios iluminados expressam os seus conhecimentos sobre a origem do universo e a evolução da vida. A raíz da palavra inglesa wisdom está na palavra alemã primitiva wid que significa saber e que, por sua vez, vem da palavra veda do sânscrito que significa sabedoria exterior. Os Vedas são a expressão de uma sabedoria eterna, e o ioga é o aspecto prático da ciência Védica. (...) Os praticantes de ioga - os ioguis - são forças dinâmicas e criadoras de uma mudança positiva. Um iogui sabe que a sua mente e o seu corpo estão no mundo, que está em constante mutação, mas a sua essência - a sua alma - se encontra numa dimensão que está para lá de qualquer mudança.
(...) É este o valor intemporal do ioga - cultivar um estado interior de atenção centrada que não possa ser perturbada pela inevitável turbulência da vida." 

Sem comentários:

Enviar um comentário