terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Deepak Chopra - As Sete Leis Espirituais do Ioga

"PREFÁCIO - OS QUATRO IOGAS

Muitas vezes vamos à procura de uma coisa e descobrimos outra. Neem Karoli Baba

(...) O ioga é a união do corpo, da mente e do espírito - a união da nossa individualidade com a inteligência divina que rege o universo. (...) Quando atingimos este estado, sentimos um bem-estar emocional, psicológico e espiritual acrescido e constatamos que os nossos desejos se vão satisfazendo espontaneamente. (...) Quando Jesus diz, no livro de São Mateus: "O meu jugo é fácil e o meu fardo é fácil", expressa o princípio fundamental do ioga. A sua inteligência está em consonância com a vontade divina.
Tradicionalmente, considera-se que há quatro tipos de ioga: Gyan, Bhakti, Karma e Raja. O Gyan ioga é o ioga do conhecimento. (...) A ciência é Deus a explicar Deus a Deus através do sistema nervoso humano. A ciência não é inimiga do despertar espiritual, mas antes um amigo que pode ser muito útil. (...)
o segundo ioga é o Bhakti - o ioga do amor e da devoção. Bhakti é o amor a Deus, mas é também a expressão e o florescimento do amor em todas as nossas relações. (...)
Se prestarmos atenção ao amor, pensarmos no amor, expressarmos o amor, respondermos a manifestações de amor e fizermos do amor a base de todas as nossas escolhas, estaremos a praticar Bhakti ioga, o ioga do amor.
o terceiro ioga é o Karma ioga. (...) é o recohecimento de que todos os actos pertencem ao Ser Supremo. Quando atingimos uma atitude interior em que acreditamos que todos os nossos actos vêm de Deus e pertencem a Deus, somos um Karma iogui. O diálogo interior de um Karma iogui será qualquer coisa como: "Sou um instrumento do ser eterno  infinito. Cada vez que respiro, cada gesto que faço, é um movimento divino do infinito. Os meus pensamentos e as minhas acções vêm do infinito e voltam ao infinito". A verdadeira prática do Karma ioga leva a que nos distanciemos espontaneamente dos resultados dos nossos actos e nos concentremos inteiramente nas nossas acções. Neste nível de consciência, a acção não nos aprisiona: pelo contrário, acção é algo que nos liberta e nos permite reconhecer naturalmente que somos seres eternos numa viagem cósmica. Os Karma ioguis não têm ansiedade, porque não têm preocupações. O Karma iogui sabe que é Deus que está a agir e que se encarregará dos resultados dessa acção.
o quarto ioga é o Raja ioga (...) é muitas vezes referido como o caminho real para o ioga, pela sua riqueza e abundância em saber e experiência. (...)
o Raja ioga é o caminho da união através de práticas que nos levam a estar conscientes do que nos ocorre interiormente. A essência do Raja ioga é a integração do corpo, da mente e da alma por processos que aumentam a coordenação entre a mente e o corpo. Estas técnicas promovem o equilíbrio, a graciosidade, a força e o desenvolvimento de uma consciência centrada, mesmo no meio do caos e da turbulência. Melhoram a nossa saúde física e a clareza mental, ao mesmo tempo que agudizam as nossas percepções. Graças a essas práticas, atingimos uma maior vitalidade, assim coomo uma maior capacidade mental e física. Os Raja ioguis desfrutam mais da vida, pois o entusiasmo e a inspiração tornam-se experiências diárias. (...)
Queremos encorajar todos aqueles que acham que é difícil encontrar Deus a iniciar a prática dos princípios contidos neste livro. Irão descobrir que não é difícil encontrar Deus - é impossível evitar Deus, pois não há lugar algum onde Deus não esteja."

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