segunda-feira, 14 de março de 2011

Deepak Chopra - As Sete Leis Espirituais do Ioga

"O CORPO FÍSICO - A CAMPO DAS MOLÉCULAS
(...) O nosso corpo em sentido lato é o ambiente, onde existe à nossa disposição uma fonte inesgotável de energia e informação. Todos os sons, sensações, visões, sabores e aromas que recebemos do ambiente influenciam o nosso corpo e a nossa mente. (...) não há qualquer limite perceptível entre o nosso corpo pessoal, e o corpo em sentido lato, entre os quais existe um intercâmbio constante e dinâmico. Cada vez que inspiramos ou expiramos, lembremo-nos do diálogo incessante entre o nosso corpo físico e o ambiente.
(...) A grande maioria das células do nosso corpo provém daquilo que comemos. Para reconhecer este facto, Shankara designou o corpo físico por annamaya kosha, que significa "a cobertura feita de comida". Para conseguirem alcançar e manter o corpo saudável, os ioguis prestam grande atenção àquilo que comem, por forma a minimizarem a toxicidade e maximizarem os nutrientes dos alimentos que ingerem. Há certos alimentos que se julga serem particularmente favoráveis a um estilo de vida iogui. São designados por sattvic, o que significa que contribuem para a pureza do corpo. (...) as amêndoas, o mel, o leite e a ghee. A ingestão de uma dose diária destes alimentos beneficia o corpo, a mente e a alma de qualquer pessoa empenhada em conseguir uma maior integração da mente e do corpo. (...)
Shankara designou o terceiro nível do corpo físico por pranamaya kosha, que significa "o invólucro feito de energia vital". Há uma diferença entre as células de um cadáver e as células de um ser em plena vida. Este princípio organizador que dá vida aos componentes bioquímicos do corpo chama-se prana. Há cinco centros de prana no corpo, localizados na cabeça, na garganta, no coração, no estômago e na zona pélvica. (...) Quando o prana percorre livremente os nossos tecidos e células, sentimo-nos plenos de vitalidade e criatividade. O objectivo dos exercícios de respiração do Yoga, conhecidos por técnicas pranayama, é estimular e purificar essa camada de energia vital do corpo. "

Sem comentários:

Enviar um comentário