terça-feira, 1 de março de 2011

Chakras

Os Chakras são centros energéticos da força vital da vida ou Prana dentro do corpo. Cada Chakra é uma manifestação exclusiva de uma fonte infinita de vida. Os Chakras podem ser vistos como transformadores, conduzindo energia para cima, para formas sempres mais subtis. Cada um dos Chakras tem o seu próprio objectivo de desenvolvimento. 
  1. Muladhara: Chakra de segurança;
  2. Swadhisthana: Chakra de desenvolvimento sexual e emocional;
  3. Manipura: Chakra de socialização e interacção social;
  4. Anahata: Chakra do amor;
  5. Vishuddha: Chakra de comunicação e interacção inspiradas por uma visão mais elevada;
  6. Ajna: Chakra da experiência transcendental e compreensão;
  7. Sahasrara: Chakra da clara percepção da realidade além da dualidade.
A ciencia dos Chakras e da Kundalini, a força vital da vida que repousa adormecida no Chakra básico, esperando para ser despertada, foi desenvolvida na Idade Média, na Índia.
A abertura de cada um dos centros de energia tem um papel importante para a realização de nosso completo potencial. Os Chakras são um veículo para o processo evolucionário de mudança da segurança para uma experiência de totalidade. Existem também uma correlação entre os Chakras e as estruturas dos sistemas nervoso e endócrino. À medida que os centros de energia entram em equilíbrio nos níveis físico e psicológico, os Chakras tornam-se um ponto focal para o fluxo aumentado do Prana dentro do corpo e servem para dirigir esta energia para cima em direcção a níveis mais altos de consciência. 


Fonte: Manual de Formação de Instructor de Yoga de 2010; EScola de Formação Yoga Om.

Sem comentários:

Enviar um comentário