quinta-feira, 3 de março de 2011

Deepak Chopra - As Sete Leis Espirituais do Ioga

"NÍVEIS DE VIDA
(...) É essência do ioga é encontrar a unidade na diversidade das nossas múltiplas dimensões. Ao longo dos séculos, grandes mestres de ioga despertaram a consciência dos seus contemporâneos para um paradoxo fascinante: embora o mundo seja, para a mente e para os sentidos, uma experiência em constante mudança, para o espírito, a diversidade infinita de formas e fenómenos é apenas um disfarce de uma realidade subjacente, que é imutável.

ADI SHANKARA, O SÁBIO DOS SÁBIOS
(...) Adi Shankara, um sábio do século IX. (...) Diz-se que Shankara, nascido no ano 805 a.C., já era fluente em sânscrito quando tinha apenas um ano de idade e que aos oito já conhecia toda a literatura sagrada. (...) A sua abordagem à verdade era a Advaita, que significa "não-dualismo". A essência dos ensinamentos de Shankara era a de que há um campo subjacente da inteligência que se manifesta sob uma multiplicidade de formas e fenómenos e ao qual damos o nome de universo físico. (...) 
Há um momento em que reconhecemos que o mundo das sensações por si só não é suficiente para nos dar paz e felicidade e, por isso, empreendemos a nossa viagem, cujo objectivo é libertarmo-nos das diversas camadas que escondem a nossa natureza essencial e ilimitada. Shankara chamou a essas diferentes camadas koshas, termo que significa "coberturas" e organizou-as em três divisões principais - o corpo físico, o corpo subtil e o corpo causal. Podemos igualmente designar estas três divisões por corpo, mente e alma."

Sem comentários:

Enviar um comentário