sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Yoga e o Modelo dos 5 Koshas

O Yoga facilita e gera Unidade entre todos os níveis do nosso ser: corpo, mente e espírito. (...) Sob a perspectiva do Yoga, temos, na verdade, cinco diferentes dimensões, chamados corpos, e para cada um há uma faceta apropriada do Yoga.

1 - Em termos do corpo físico, Yoga é a integraçã dos vários sistemas fisiológicos, com suas diferentes células, tecidos e órgãos, numa unidade funcional harmoniosa, para que tenhamos uma saúde fícia perfeita.
2 - Sob a perspectiva do corpo energético, Yoga é a integração da respiração com a energia sutil, incluindo os centros de energia chamados chakras.
3 - No corpo psico-emocional, Yoga é a integração e o equilíbrio de todos os aspectos mentais e emocionais.
4- Sob o ponto de vista do corpo de sabedoria, Yoga é a qualidade de discernimento que nos permite perceber as diferenças entre o ser individual e o Ser Cósmico. É a função de testemunha que nos permite ver a vida como uma Unidade e não como fragmentos.
5- Esta compreensão da vida como um todo unificado nos leva ao corpo de felicidade ou corpo bem-aventurança ou, ainda, corpo espiritual. Neste nível, Yoga é o reconhecimento e a experiência da alegria de viver, através da conexão com a parte mais profunda do nosso ser, sinónimo do Ser Universal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário